Acre
Rio Branco registra mais de 2 mil casos suspeitos de dengue em 2018, diz Saúde
Compartilhe:
Números aumentaram de 1.560 mil para 2.371 mil entre 2017 e 2018, respectivamente. Destes, Saúde diz que 640 foram confirmados nos riobranquenses.
O número de casos suspeitos de dengue aumentou em mais de 51% entre 2017 e 2018. Segundo dados da Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa), os casos notificados saltaram de 1.560 mil ano passado para 2.371 mil este ano.
Os dados registrados correspondem à Semana Epidemiológica 1ª a 37 – janeiro a setembro dos respectivos anos. Os últimos números confirmados foram contabilizados entre os dia 9 e 15 deste mês, de acordo com a Semsa.
A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Socorro Martins, afirmou que as equipes estão nas ruas visitando as residências e orientando à população. Segundo ela, a preocupação é que os números aumentam no inverno.
“Se no verão que não teve muita chuva nós estamos assim. A gente tem que chamar a atenção da população, intensificar algumas ações para não ter uma nova epidemia nesse inverno”, alertou.
Saúde alerta população para uma epidemia de dengue no inverno — Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco
Se os casos notificados aumentaram, a diretora diz que os casos confirmados também. A Saúde confirmou 640 casos de dengue no período de avaliação. “Tivemos 182 casos de chikungunya, mas, destes, 31 foram confirmados. O que está circulando é dengue”, destacou Socorro.
A gestora da Saúde municipal aproveitou para pedir que a população mantenha os quintais limpos, não deixe objetos que acumulam água jogados, entre outros cuidados que podem evitar a proliferação do mosquito.
“Nosso agente passa uma vez e vai passar depois de três meses de novo. O trabalho do dia a dia é na residência. A dengue é um agravo que depende, em 80%, da população porque o criadouro está dentro do quintal, não está nas ruas, em córregos, é dentro das casas. Mosquito não gosta de local que pegue sol. Então, está na caixa d’água que fica na sombra”, complementou.